Jogadores

Maurizio Ganz, aquele que sempre marcava por Inter e Milan, mas não chegou à seleção

Neste domingo, o clássico de Milão será disputado como raramente tem sido nos últimos anos. Se, no primeiro turno, a Inter aplicou um 4 a 0 facilmente no Milan, dessa vez a fase rossonera é melhor e dificilmente o jogo será assim tão fácil. Apesar de toda a rivalidade no confronto, o derby della Madonnina tem um detalhe interessante, pois não é raro ver ex-jogadores de um time indo diretamente para o outro. Nas últimas dez temporadas, foram dez desses: Brocchi, Pirlo, Simic, Seedorf, Vieri e Favalli rumo ao Milan e Davala, Coco, Helveg e Guly para a Inter. No final da década de 90, uma transferência peculiar foi a de Maurizio Ganz.

Aos 17 anos, ele era um atacante da Sampdoria que começava a dar seus primeiros passos na carreira profissional. Já esperava-se muito do friulano Maurizio Ganz, alçado aos profissionais do time por Vujadin Boskov. Dois anos e dez jogos depois, foi emprestado ao Monza e ao Parma, nos quais viveu um ótimo momento na Serie B. Transferido para o Brescia, manteve a boa fase e garantiu o título de artilheiro da segunda divisão na temporada 1991-92, com 19 gols.

Grandes exibições em Bérgamo levaram Ganz para Milão (imago/HJS)

Ganz afirmou-se em Bérgamo. Comprado pela Atalanta no verão de 1992, marcou 29 vezes em suas três temporadas pelos nerazzurri, o suficiente para tornar-se uma aposta importante de Massimo Moratti para sua Internazionale, em seu primeiro ano como presidente.

O atacante foi muito bem pelo time nerazzurro, marcando 13 gols em sua temporada de estreia e seus números estiveram longe de decepcionar. Ganz guardou mais 11 no ano seguinte pela Serie A, além de outros dez em copas europeias e três pela Coppa Italia.

Ganz teve boa passagem pela Inter, mas acabou deixando a equipe por conta de forte concorrência (Bongarts/Getty)

Tudo mudou no decorrer da temporada 1997-98. Com a chegada de Ronaldo, vindo de uma temporada esplêndida no Barcelona, Ganz perdeu espaço. Gigi Simoni o preteriu, preferindo Branca, Recoba e Zamorano para formar dupla com o fenômeno brasileiro.

Longe de estar feliz, Ganz se mandou para o Milan em dezembro de 1997 e se vingou muito bem, marcando um dos gols da goleada no dérbi histórico que o Diavolo venceu por 5 a 0. No ano seguinte, Ganz’n’Roses ainda venceria seu único scudetto, sob o comando de Zaccheroni.

O atacante saiu da Inter diretamente para o Milan (imago/Buzzi)

Em Milão, já o chamavam de “El segna semper lu”, ou, no dialeto milanês, “o marca [gols] sempre ele”. O apelido teria seus motivos. Entre 1995 e 2000 anotou vários gols, muitos deles decisivos, mas surpreendia que um dos melhores atacantes italianos nunca chegasse à seleção – foi convocado por Arrigo Sacchi uma vez, mas não entrou em campo.

Ganz acabou provando como o mundo do futebol pode esquecer rapidamente. A Inter não fez questão de seu futebol para contar com suas estrelas internacionais. E o Milan faria o mesmo em janeiro de 2000. Com Bierhoff, Leonardo e Shevchenko titulares no tridente ofensivo, Ganz pediu e foi negociado com o Venezia. Um ano depois do título nacional, terminaria a temporada sendo rebaixado à Serie B.

Ganz foi bem em seus meses de Venezia, mas acabou rebaixado (imago)

A partir daí, a carreira de Ganz degringolou. Seu retorno à Atalanta não foi bem-sucedido, deixou a Fiorentina pela porta dos fundos e só pelo Ancona voltou a ter bons resultados, com a promoção para a Serie A em 2003. Ainda assim, o ano seguinte marcaria outro rebaixamento, seguido por passagens desastrosas em Modena, Lugano (segunda divisão suíça) e Pro Vercelli (quarta italiana). Um fim triste para aquele que passou metade da carreira com expectativas de chegar à seleção italiana, mas terminou sem tê-la conquistado.

Muito pelo contrário, aliás. O título mundial de seu currículo veio com a Padânia, seleção que defendeu na Copa do Mundo VIVA, um torneio entre times nacionais não-reconhecidos pela Fifa. O atual treinador dos juvenis do Masseroni Marchese, pequeno satélite do Milan, poderia ter alcançado mais na carreira. Mas para isso precisaria ter encontrado em Simone (Inter) e Zaccheroni (Milan), além de Maldini e Zoff, técnicos da Nazionale na época de seu auge, a mesma confiança dada por Boskov em seu início.

Maurizio Ganz
Nascimento: 13 de outubro de 1968, em Tolmezzo, Itália
Posição: atacante
Clubes: Sampdoria (1986-88), Monza (1988-89), Parma (1989-90), Brescia (1990-92), Atalanta (1992-95 e 2000-01), Inter (1995-97), Milan (1997-99), Venezia (1999-2000), Fiorentina (2001-02), Ancona (2002-04), Modena (2004-05), Lugano (2005-06) e Pro Vercelli (2006-07)
Títulos: Coppa Italia (1988), Serie B (1992) e Serie A (1999)

Compartilhe!

Deixe um comentário